quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Se uma gotinha falasse...

Texto elaborado em sala de aula, com a participação de todos os alunos, a partir de uma poesia.








Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Unida a muitas gotinhas
o rio faço crescer.

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Ao cair num copo cheio
a água não pude conter.

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Após uma noite fria,
sou o orvalho, podes-me ver.

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Sozinha sou pequenina,
junto a muitas, grande vou ser.

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- É inverno, há neve a cair,
E os animais estão a dormir.( Wesley)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- É Inverno e está frio,
O Natal chegou e as gotinhas a cair. ( Francisco)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Sem gotinhas de água,
Tudo o mundo, fraco iria ser.   (Ângelo)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Ando na água a evaporar e
Quando caio, parece que estou a andar.( Miguel)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- A condensação, a evaporação, a solidificação e a precipitação são o melhor que há,
Mas não queremos um nevão. (Beatriz)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Vamos lá amiguinhas,
Não há nada a temer,
Pelo mundo a fora vamos percorrer ( Marco Ramalho)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Com as minhas amigas
Forte irei ser! ( Inês Gonçalves)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Vou alimentar as plantas,
Quando chover. ( Jorge)
Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?

- Cá em baixo sou pequenina,
Mas lá em cima
Grande vou ser. ( Flávia)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Agora estou no mar,
Mas amanhã, já não vou
Cá estar. (Cláudia)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Vamos lá para a aguinha
Minha amiguinha,
Porque eu quero dizer
O que vou fazer. (Catarina)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Tanto de me rir,
Só me faço crescer. ( Nuno)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- É outono e está muita chuva,
O inverno a chegar e eu a cair. ( Hugo)



Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Os raios do lindo sol,
em mim, consigo reter
e um lindo arco íris vou fazer.

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Evaporo, formo as nuvens
e caio ao solo ao chover.

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Estou no estado líquido e no gasoso,
Caio num dia chuvoso.                 ( Tiago)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Eu estou nas nuvens, mas no mar eu quero estar. ( Guilherme)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- No mar eu estou ,
E lá para cima vou,
E quando caio fico água e neve. ( João)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Onde nasci chama-se nascente, mas não foi só eu… também foi muita gente. ( Carlos)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Com o calor do sol evaporo,
Vou para as nuvens e faço chover. ( Kelyta)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Para céu vou,
evaporo-me e depressa lá estou. (Marco Almeida)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- No mar eu quero estar
A brincar. ( Paulo)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Ao pé de tantas montanhas,
Neve vou fazer. ( Matilde)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Estou no estado líquido e vou passar ao estado gasoso ( Giovana)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Vou para o estado gasoso
Depois do líquido
Porque ando sempre no gozo. (José)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
-  Na terra nós estamos,
Sem o ciclo da água,
Não resultamos. ( Inês Nunes)

Se uma gotinha falasse,
o que iria dizer?
- Nas nuvens estou,
Para os mares, lagos e rios eu quero voltar. ( Rui)

Se uma gotinha falasse,
tanto iria dizer!






























Sem comentários:

Enviar um comentário

Trabalho do Francisco e Marco Almeida

1ªdinastia Jorge e Beatriz

Ega- Classificação de palavras quanto à acentuação

Ega
View more presentations from guest376340b

Texto livre do Francisco

Poliedros e não poliedros